Biografia e Frases de Churchill

Biografia e frases de Churchill

Categorias: Biografias
Tags:

Os americanos consagraram um inglês, Winston Churchill, como o Homem do Século. Durante 65 anos, Winston Churchill esteve no epicentro das maiores crises mundiais, ora comandando o império britânico, ora derrotando o nazismo. Também homem de letras, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura.

Em 1941, o Presidente Roosevelt garantiu a Churchill a total colaboração dos americanos. Em dezembro de 41, o ataque japonês a Pearl Harbor obrigou os americanos a entrarem na guerra. Churchill foi o arquiteto da aliança vitoriosa entre a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e a União Soviética. Para derrotar Hitler, todos os aliados são bem-vindos, mesmo os bolcheviques. O optimismo de Churchill e sua espantosa energia animaram e serviram de inspiração aos ingleses. Mas, à medida em que mais próxima parecia a derrota de Hitler, outra sombra parecia erguer-se sobre a Europa. Churchill, ao contrário de Roosevelt, nunca confiou em Stalin. Na opinião de Churchill, a Conferência de Yalta, em 4 de fevereiro de 1945, foi um fracasso total. Stalin não pretendia restabelecer a democracia nos territórios libertados pelo Exército Vermelho. Em 7 de maio de 1945, os alemães assinavam sua rendição incondicional.

Depois de anunciar a vitória dos Aliados, Churchill foi a Potsdam, na Alemanha, em julho de 1945, para uma conferência com Truman – então presidente dos Estados Unidos – e Stalin. Foi lá que soube de sua derrota eleitoral. Abandonando o herói dos tempos difíceis, o povo inglês havia preferido entregar aos trabalhistas a enorme tarefa da reconstrução nacional. Churchill aceitou o veredicto, declarando que esta era a lei da democracia que ele havia defendido durante seis longos anos.

Fiel ao seu destino, tornou-se líder da oposição e foi coerente sempre. Foi o primeiro a perceber que uma cortina de ferro começava a separar a Europa em dois mundos. Reeleito primeiro-ministro em 1951, renunciou ao cargo quatro anos mais tarde, mas conservou o lugar que tinha na Câmara dos Comuns, até completar 90 anos.

 

Biografia de Winston Churchill

Sir Winston Churchill foi um estadista britânico. Foi Ministro da Guerra, Ministro da Aeronáutica e Primeiro-Ministro da Inglaterra.

Winston Churchill nasceu no condado de Oxfordshire, Inglaterra, no dia 30 de novembro de 1874. Em 1893 concluiu a Academia Militar de Sandhurst, com brilhantismo.

Viaja para Cuba, para trabalhar como correspondente do Daily Graphic, durante a insurreição local contra a Espanha. De volta ao exército inglês participa de uma série de operações militares na Índia e no Sudão.

Em 1900, é eleito para a Câmara dos Comuns, como deputado de Partido Conservador. É nomeado subsecretário das colônias britânicas. Em 1911 é nomeado Comandante Supremo da Marinha.

Em 1915, em plena guerra, renuncia o posto de comandante por entrar em choque com a opinião dos demais membros do gabinete, sobre as estratégias da Inglaterra na Primeira Guerra Mundial.

Em 1915, Winston Churchill apresenta-se como voluntário e serve como oficial no front francês. De volta à Inglaterra, retorna à Câmara dos Comuns.

 

Biografia e Frases de Churchill

 

Com a invasão da Polônia, em 1939, pelas forças de Hitler, a França e a Inglaterra declaram guerra à Alemanha. Logo, Churchill entra para o Gabinete de Guerra, voltando ao Comando Supremo da Marinha.

No dia 10 de maio de 1940, assume o cargo de Primeiro-Ministro. Em seu discurso, diante dos comuns, pronuncia a frase que se tornaria famosa: “Nada tenho a oferecer senão sangue e trabalho, suor e lágrimas”. Permaneceu no cargo até 1945, voltando de 1951 até 1955.

Winston Leonard Spencer Churchill faleceu em Londres, no dia 24 de janeiro de 1965.

Gostou do post? Compartilhe: