Frase de Vinicius de Moraes

Biografia e frases de Vinicius de Moraes

Categorias: Biografias
Tags:

Vinicius de Moraes amou a poesia, a música, os amigos, o uísque, as mulheres e os banhos de banheira. Era um apaixonado pela vida e teve o seu amor correspondido.

 

Biografia de Vinicius de Moraes

Vinícius de Moraes, O Poetinha, foi um poeta, compositor, dramaturgo, jornalista, roteirista e diplomata brasileiro. Sua música Garota de Ipanema, composta em parceria com Tom Jobim, é uma das mais importantes canções da história da música brasileira e está entre as músicas mais gravadas e de maior sucesso em todo o mundo.

Vinícius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913, e ainda muito jovem mostrou interesse pela poesia. Foi aluno do colégio Santo Inácio, no bairro de Botafogo, e participou ativamente das atividades artísticas escolares. Em 1922 escreveu seus primeiros versos. Em 1930, ingressou na Faculdade Nacional de Direito e formou-se em 1933, ano em que publicou seu primeiro livro de poemas O Caminho Para a Distância. Em 1936 passa a frequentar as rodas literárias e boêmias do Rio de Janeiro.

 

Frase de Vinicius de Moraes

 

Em 1938, ganhou uma bolsa do Conselho Britânico para estudar literatura Inglesa na Universidade de Oxford. Nesse mesmo ano escreve o poema Soneto da Separação. Em 1939, com a Segunda Guerra Mundial, permanece um período em Portugal e no ano seguinte retorna ao Brasil.

Em 1943, Vinícius de Moraes passa no concurso do Itamaraty e ingressa na carreira diplomática, função que ocupou até 1968. Em 1946 assume seu primeiro posto diplomático como vice cônsul em Los Angeles nos Estados Unidos. Serviu em Paris e Montevidéu, regressando ao Brasil em 1964. Em 1968, durante a ditadura militar, Vinicius foi exonerado do Itamaraty pelo presidente e Marechal Artur da Costa e Silva que enviou a ordem em um bilhete que dizia: Vinicius de Moraes, demitam esse vagabundo.

De volta ao Rio de Janeiro, dedicou-se à poesia, a música, a trilhas para novelas e musicais, e a intensa vida de shows no Brasil e no exterior. Fez parceria com Tom Jobim, Toquinho, João Gilberto, Edu Lobo e muitos outros. Entre suas músicas destacam-se Garota de Ipanema, Gente Humilde, Aquarela, Eu Sei Que Vou Te Amar, e muitas mais.

Frase de Vinicius de Moraes

 

Vinicius de Moraes é considerado um dos melhores poetas e compositores em too o mundo, sua obra permanece atual e popular. O poetinha compôs muitas centenas de músicas, foi um dos compositores mais produtivos e um dos poetas mais amados do país. Sua obra foi traduzida para quase todos os idiomas do mundo e onde chegou encontrou o mais absoluto sucesso.

Vinícius de Morais casou-se nove vezes e teve cinco filhos. Em 1978 passou a viver com sua última esposa, Gilda Matoso, que o acompanhou até seus últimos dias. O poeta faleceu no Rio de Janeiro, de edema pulmonar, no dia 9 de julho de 1980. Foi uma perda insubstituível para a arte e para todos os brasileiros. A saudade ainda se faz sentir.

 

Veja o nosso conteúdo relacionado a Vinicius de Moraes

Gostou do post? Compartilhe: