Biografia de Monteiro Lobato

Categorias: Biografias
Tags: , ,

Monteiro Lobato estava insatisfeito com as traduções feitas dos livros europeus para crianças, por isso começou a criar personagens bem brasileiros, dando destaque aos costumes e às lendas do folclore nacional, como exemplo podemos citar o famoso Saci-Pererê. Em suas obras o autor ainda misturava a mitologia grega, os quadrinhos e o cinema.

 

Compartilhe:

VEJA A BIOGRAFIA

Biografia e frases de Getúlio Vargas

Categorias: Biografias
Tags:

Getúlio Vargas tinha apenas 1,60 metros e fazia questão de ser fotografado de modo que parecesse mais alto. Era um incorrigível apreciador de charutos, chegando a fumar oito por dia. Não era uma pessoa muito religiosa. Pelo contrário. Considerava o cristianismo “contra a natureza humana”, e afirmava ser ele “inimigo da civilização”.

 

Compartilhe:

Veja a biografia

Biografia e frases de Benjamin Franklin

Categorias: Biografias
Tags:

Durante sua vida de carreira Benjamin Franklin foi cientista, diplomata, escritor, jornalista, filósofo e servidor público norte-americano. Colaborou com a redação da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América e investigou e interpretou o fenómeno elétrico da carga positiva e negativa, estudo que levou mais tarde à invenção do para-raios. Fundou na Filadélfia uma academia que mais tarde se transformou na Universidade da Pensilvânia. Em 1729 tornou-se proprietário de uma oficina gráfica e iniciou logo depois a publicação do jornal The Pennsylvania Gazette, que seria mais tarde o Saturday Evening Post.

 

Compartilhe:

Veja a biografia

Biografia e frases de Dom Pedro I

Categorias: Biografias
Tags:

Com fama de aventureiro e boêmio, o Imperador Dom Pedro I teve 13 filhos reconhecidos e mais cinco naturais: sete com a primeira esposa, Dona Leopoldina, da qual enviuvou em 1826, uma filha com a segunda esposa, a duquesa alemã Amélia Augusta, cinco com a amante brasileira Domitila de Castro, a marquesa de Santos, um com uma irmã de Domitila, Maria Benedita Bonfim, baronesa de Sorocaba, um com a uruguaia Maria del Carmen García, um com a francesa Noémi Thierry e outro com a também francesa Clémence Saisset, e um com uma monja portuguesa Ana Augusta.

 

Compartilhe:

Veja a biografia

Biografia e frases do imperador Dom Pedro II

Categorias: Biografias
Tags:

Dom Pedro de Alcântara embarca com a família para Portugal. Era 17 de novembro de 1889, dois dias após a proclamação da República. Chegando em Lisboa no dia 7 de dezembro seguiu para o Porto, onde a imperatriz morreu no dia 28 do mesmo mês. Pedro, com 66 anos, segue sozinho para Paris, onde fica hospedado no Hotel Bedford, onde passava o dia lendo e estudando. As visitas à Biblioteca Nacional eram seu refúgio. Em novembro de 1891, doente não saia mais do quarto.

 

Compartilhe:

Veja a biografia

Biografia e frases de Nelson Rodrigues

Categorias: Biografias
Tags:

Quando Nelson Rodrigues tinha quatro anos de idade, uma vizinha invadiu a casa dele e disse para sua mãe: “Todos os seus filhos podem frequentar a minha casa, menos o Nelson”. A razão da proibição? Ela vira Nelson aos beijos com sua filha, de apenas três anos, com ele sobre ela, numa atitude assim, assim… “Tarado!”.

Aos oito anos, participou de um concurso de redação. A melhor seria lida na classe. A professora ficou horrorizada com a do menino Nelson. Era uma história de adultério. A redação, apesar do espanto causado, não tinha como ser premiada. A professora inventou um empate e leu a outra composição.

Na redação do jornal “O Globo”, Nelson era chamado de “filósofo” pelos colegas. Ele tinha uma aparência desleixada, um só terno e não vestia meias.

Aos 21 anos, arrancou todos os dentes e pôs uma dentadura por causa de um diagnóstico errado do médico. Nelson apresentava uma febre insistente, que era já o primeiro sintoma da tuberculose. O tal médico fez como era comum naquela época: colocou a culpa nos dentes e os arrancou numa tentativa de debelar a febre.

 

Compartilhe:

Veja a biografia

Biografia e frases de Maquiavel

Categorias: Biografias
Tags:

Nicolau Maquiavel foi um Italiano famoso da época do Renascimento. Filho de pais pobres, Maquiavel desde cedo se interessou pelos estudos. Tornou-se um importante historiador, diplomata, poeta, músico, filósofo e político italiano. Viveu durante o governo de Lourenço de Médici. Sua educação, porém, foi fraca quando comparada com a de outros humanistas, devido aos poucos recursos de sua família.

 

Compartilhe:

Veja a biografia

Biografia e frases de Chaplin

Categorias: Biografias
Tags:

Charles Chaplin tem uma vida sentimental intensa casa-se quatro vezes, as três primeiras com estrelas do cinema. Com 54 anos, conhece a filha do teatrólogo irlandês Eugene O’Neill, Oona, de 18 anos, que se torna sua quarta mulher e com quem vive até o fim da vida, tendo seis filhos. Perseguido pelo macarthismo, muda-se em 1952 para Corsier sur Vevey, na Suíça.

 

Compartilhe:

Veja a biografia

Biografia e frases de Schopenhauer

Categorias: Biografias
Tags:

Alguns eventos marcantes na vida de Schopenhauer fizeram com que o jovem filósofo tivesse dificuldades para se relacionar com as pessoas e desenvolvesse uma personalidade um tanto quanto pessimista e isso levou o pensador a preencher esse vazio com animais de estimação.

Schopenhauer elegeu os poodles como seus companheiros, sendo que a obsessão pelos cães começou na infância e o acompanhou até sua morte. Dessa maneira, o filósofo colecionava poodles que, curiosamente, tinham sempre o mesmo nome. Atma é uma palavra hindu que significa “eu interior” ou “alma transcendental” e foi o nome escolhido para os cães, já que o filósofo acreditava que todos aqueles animais expressavam a grandeza de um só ser.

 

Compartilhe:

Veja a biografia